domingo, 27 de maio de 2012

Engajamento da equipe, sim!

Como já comentei anteriormente, é fundamental que os funcionários sintam-se importantes para a organização e essenciais para o seu andamento. A empresa que consegue se comunicar dessa forma, pode contar com  funcionários mais comprometidos e grandes aliados em momentos de crises, contribuindo até mesmo para evitar esse tipo de situação. 
Sendo assim, fica a pergunta: 


Por Larissa Purvinni


Para ela, os três pilares desta comunicação são planejamento, conteúdo e experiência. “Considero o conteúdo prioritário, não o canal. Prefiro usar menos canais e ter conteúdo relevante nos que escolhi. É preciso que esse conteúdo traga algo de valor para o funcionário. Mais do que divulgação, é preciso interferir na experiência do funcionário”, conclui. Na intranet da empresa há um fórum onde os colaboradores postam suas opiniões sem moderação prévia e um blog do presidente.

Unificar a comunicação e criar uma cultura corporativa única é um desafio para as empresas em tempos de fusões e aquisições. A Brookfield Incorporações  optou por delegar a responsabilidade pela área de marketing institucional e responsabilidade social a Lia Trindade Mello Mors, egressa da área de RH da empresa. Entre os objetivos, tornar o público interno multiplicador efetivo do pensamento da organização, despertar o sentimento de pertencimento e ampliar o nível de percepção da cultura organizacional, comunicando os valores da companhia junto aos diversos públicos estratégicos.

Após uma pesquisa com as lideranças para avaliar a percepção sobre a comunicação interna, decidiu-se atrelá-la às metas estratégicas da empresa e ao tema “valores que inspiram”. Foram gravados vídeos com os colaboradores, e os gestores receberam um livro pop-up com um CD para apresentar a suas equipes, multiplicando a mensagem. No e-mail marketing interno, depoimentos de pessoas de todas as áreas, acompanhados de um descritivo dos valores. O principal desafio para 2012 é comunicar as mensagens-chave da empresa aos funcionários que estão nas obras, afastados dos computadores.

Para quem não acessa a intranet, o CEO do Comunique-se, Rodrigo Azevedo, falou sobre os passos para montar uma TV corporativa com o objetivo de alavancar a comunicação interna, enfatizando que a TV consegue atingir a todos, mesmo os que não têm acesso ao computador. “Os funcionários frequentam a intranet quando precisam ir em busca de alguma informação específica. No caso da TV, é diferente: ela leva a informação a todos, mesmo que não estejam procurando por ela. A TV complementa com vantagem a intranet”, diz.


Publicado em 23 maio 2012 por Máquina Web
O texto na íntegra está em:
 http://blog.grupomaquina.com/2012/05/23/publico-interno-voce-se-comunica-bem-com-o-seu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário