domingo, 13 de maio de 2012

Seja pessimista!


Nem sempre o pessimismo é algo negativo, ele pode servir como forma de proteção. Pense que se algo pode dar errado, vai dar! Pode parecer tenso trabalhar com esse tipo de pensamento, mas é assim que serão levantadas as fragilidades do cliente, seja ele uma marca, empresa ou produto.
Para fazer essa análise é preciso pensar no pior, infelizmente, já que fazer gestão de crise não é nada divertido. Muito pelo contrário. Alguns profissionais relatam que no momento em que estão administrando uma crise, horas de sono são sacrificadas e geralmente as notícias do dia são lidas ou assistidas enquanto escovam os dentes pela manhã.
Mesmo não sendo possível prever tudo, como acontecimentos da natureza e outros eventos inimagináveis, existe uma lista de probabilidades em que se deve focar e redobrar os cuidados, para assim evitar riscos à imagem, já que são ameaças ao bom andamento do trabalho.
É preciso perceber tanto os fatores internos como os externos que podem ser prejudiciais ao negócio e elaborar um planejamento preventivo, para evitar os incidentes, como também um de gerenciamento de crises, caso a prevenção falhe. O planejamento de crises precisa estar atualizado e fazer parte de treinamentos constantes, para que todos estejam cientes de como proceder em momentos delicados, e não apenas os porta-vozes.
Lembrando que toda mudança causa estranhamento em um primeiro momento, para a implantação de planejamentos é preciso estar preparado para lidar com certa resistência por parte dos funcionários. Por isso a importância de informar a todos sobre o trabalho que a área de comunicação faz na empresa e inseri-los no processo, a fim de criar um engajamento de todas as equipes.